A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

Competição ISS

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

satelites

Aberta a competição de robótica na ISS

 Começou uma nova corrida robótica na Europa. Depois de uma brilhante exibição no início do ano, um esquadrão de satélites em miniatura irá ganhar vida na Estação Espacial Internacional (ISS), seguindo os comandos dados por estudantes.

Os Spheres − de Synchronised Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites – são satélites do tamanho de bolas de vólei, autónomos em termos energéticos, propulsão e sistema de navegação.

Para competir pelas melhores manobras, os orientadores devem registar as suas equipas no site da Zero-Robotics, para a competição Europeia de 2012, até setembro. Por favor, crie uma conta primeiro e depois registe-se para o torneio europeu.

Mais informações em:

http://www.esa.int/esaCP/SEMFC18X73H_Portugal_0.html

 

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Candidaturas à organização do Festival Nacional de Robótica 2013

Caros potenciais organizadores do ROBOTICA2013,

Encontra-se disponível em

http://www.spr.ua.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=75

o "manual do organizador" e o "caderno de encargos", documentos que ajudam os potenciais organizadores a terem uma melhor ideia dos meios necessários para a organização de um Festival Nacional de Robótica. Os documentos devem ser lidos atentamente antes de se enviar um documento de candidatura para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar onde se deve evidenciar de que forma se cobre os requisitos listados nos referidos documentos. Cartas de apoio de entidades e um orçamento que demonstre a viabilidade financeira do evento serão fatores tidos em conta na aprovação da candidatura.

O período de candidaturas termina a 31 de Maio de 2012.

 

FCPortugal

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Equipa FC Portugal vence Campeonato Europeu de Futebol Robótico - Simulação 3D
dutchopen1A equipa FC Portugal – projeto conjunto das universidade de Aveiro, Porto e Minho – venceu este domingo o Campeonato Europeu de Futebol Robótico (Dutch Open 2012), na modalidade Simulação 3D, disputado em Eindhoven, na Holanda. A equipa portuguesa marcou 52 golos e sofreu apenas um. Nas meias-finais derrotou os franceses da L3M-SIM por 5-0. Na final venceu a equipa inglesa Boldhearts por 3-1, na marcação de penaltis.
Destaca-se que as equipas Portuguesas venceram já diversos campeonatos Europeus e Mundias (Seniores) do RoboCup entre 2000 e 2002 e entre 2006 e 2008 (ligas de Middle-Size, Small-Size, Simulação 2D, Simulação 3D e Agent Rescue) através das equipas FC Portugal, 5DPO e Cambada. No entanto, desde 2008 que Portugal não alcançava a vitória em nenhuma competição Internacional (Europeu ou Mundial) no RoboCup! O equipa FC Portugal iniciou a sua actividade em 2000 e já ganhou mais de 25 troféus internacionais, inclusive três campeonatos mundiais e seis campeonatos europeus. Coordenado pelos professores Luís Paulo Reis, da UMinho/LIACC, e Nuno Lau, da UAveiro/IEETA, o projeto usa as competições do RoboCup para desenvolver investigação em coordenação de equipas de robôs.
A Liga de Simulação 3D é uma competição de futebol robótico simulado em que o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao. É jogada por duas equipas de 11 robôs simulados que são totalmente autónomos nos jogos. A liga desafia os investigadores a encontrar mecanismos eficientes de controlo das juntas do robô humanoide para realizar tarefas como caminhar, chutar a bola e levantar-se do chão. Desafia também os cientistas a criarem metodologias de coordenação dosrobôs que lhes permitam jogar em equipa, tais como formações, trocas
de posições, táticas ou jogadas estudadas.
A equipa FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do seu modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo, a um diferente número de jogadores e contém um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas. Destaca-se ainda pela qualidade dos seus comportamentos humanoides, desenvolvidos utilizando metodologias
de aprendizagem e otimização como a velocidade do andar para a frente e o alcance e precisão do chuto na bola.
Bons resultados para Portugal às portas do Mundial extensivos às restantes equipas portuguesas. A equipa CAMBADA foi terceira na liga de Robôs médios (MSL) após um torneio extremamente competitivo que contou com algumas das melhores equipas mundiais da competição. Em Simulação de Resgate e Salvamento, a FC Portugal Rescue obteve o segundo lugar e em Simulação 2D, a FC Portugal subiu ao terceiro lugar. 
A CAMBADA@Home foi quarta na liga @Home. Após os bons resultados obtidos no Europeu, as equipas portuguesas preparam-se agora para Campeonato Mundial, a disputar na Cidade do México de 18 a 24 de junho de 2012.
 
   

Acordo MAXON

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

brand with claim_s

Acordo entre a SPR e a MAXON

Recentemente a SPR - Sociedade Portuguesa de Robótica celebrou um acordo com a MAXON motor ibérica s.a., com o objetivo de promover e estimular a aprendizagem, investigação e desenvolvimento em aplicações robóticas.

Com esse objetivo a MAXON tem disponibilizado diversa informação através de:

- Maxon Academy: ( http://www.maxonmotor.com/maxon/view/content/academy ) Uma plataforma com informação diversa sobre motores DC, noemadamente módulos de e-learning, publicações, etc.

- Maxon MSP ( http://www.maxonmotor.com.au/media_releases_maxon-selection-program.html ) um programa de ajuda à seleção de motores DC.

Além desta informação fornece suporte técnico e apoio a eventos educativos, como sejam conferências ou seminários relacionados com aplicações mecatrónicas de motores DC.

Aos sócios da SPR a MAXON oferece um desconto de 10% em compras realizadas até um valor máximo de 1.500€.

Esperamos que este acordo seja o começo de uma larga e frutuosa colaboração baseda no compromisso de promover e estimular a Robótica em Portugal.

A Direção da SPR

 

Robotica2012

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

robotica2012

12ª edição – Festival Nacional de Robótica

De 11 a 15 de Abril, Guimarães vai ser a capital nacional da robótica. No Pavilhão Multiusos desta cidade vai realizar-se o ROBOTICA’2012 – Festival Nacional de Robótica, que junta alunos de escolas básicas, escolas secundárias, escola profissionais e universitários, de todo o país, em competições de robótica e em demonstrações dos seus trabalhos.

O Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, organiza a 12ª edição do ROBÓTICA, tendo já organizado a 1ª edição deste evento em 2001 e a 6ª edição em 2006, na mesma cidade de Guimarães.

Pretende-se com esta iniciativa não apenas motivar os alunos para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.

Estarão presentes em competição ligas sénior de, futebol robótico de robôs médios, condução Autónoma, @Factory e FreeBots, e ligas júnior de futebol robótico, dança e Busca e Salvamento. A entrada ao público é livre.

Para além das provas de competição robótica, decorre ainda um encontro científico, onde serão apresentados os últimos trabalhos de robótica desenvolvidos pelos principais investigadores nesta área.

O site está on-line para todos visitarem.

Mais informações sobre o ROBÓTICA 2012 em www.robotica2012.org.

Organização do ROBÓTICA’2012

Fernando Ribeiro 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

   

Pág. 10 de 12