A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

SPR no Porto Canal

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

No passado dia 17 de dezembro de 2012 a Sociedade Portuguesa de Robótica, representada pelo seu Presidente da Comissão  Directiva, foi ao programa "Mentes que Brilham" do Porto Canal.

(ver: http://www.youtube.com/watch?v=2J_r6nMAUT4 )

 

Colóquio de Robótica e Cibernética

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Dia 13 de Outubro de 2012, a Universidade de Aveiro irá promover as áreas da robótica e da cibernética através de um dia repleto de palestras e demonstrações de robots.

O Colóquio de Robótica e Cibernética é uma das actividades promovidas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática (NEECT-AAUAv) que visa dar a conhecer à comunidade o que actualmente se investiga e desenvolve de mais inovador nestas áreas tanto nas universidades como no mercado empresarial a nível nacional e internacional.

Os oradores presentes neste colóquio são precisamente exemplos de profissionais que inovam diariamente nos seus trabalhos, dando assim vida aos seus sonhos e ideias.

De forma mais concreta, o colóquio irá reunir neste dia os seguintes profissionais:

- Prof. Doutor Kevin Warwick: Professor de Cibernética na Universidade de Reading (Reino Unido) e que em 1998 se tornou no 1º Ciborgue do Mundo!
- Dra. Joana Ferreira da empresa GoBionic, responsável pela criação e manutenção de membros bioeléctricas e biónicas.
- Dr. Elias Knubben e Dr. Alexander Hildebrandt da empresa alemã FESTO, cujos robots desenvolvidos têm uma precisão e agilidade impressionantes, sendo o mais reconhecido o SmartBird.
- Prof. Doutor Pedro Fonseca da Universidade de Aveiro, para além de professor universitário, destaca-se pela criação de várias empresas e por ser membro da CAMBADA e Sociedade Portuguesa de Robótica.
- CAMBADA, grupo da Universidade de Aveiro campeão mundial de futebol robótico.

Para além dos nomes reconhecidos internacionalmente, o NEECT associa a este evento a solidariedade, solicitando aos seus participantes a recolha de tampinhas de plástico para reverter a favor de um menino chamado Rodrigo Hipólito que necessita de uma mão bioeléctrica (sendo paciente da Dra. Joana Ferreira, uma das oradores do colóquio).


Estão assim reunidos todos os motivos pelo qual ninguém poderá ficar indiferente a este evento inovador em Portugal, uma vez que reune nomes de excelência, se encontra acessível a toda a comunidade e pretende motivar os estudantes portugueses para estas áreas científicas, para que possam no dia do colóquio vivenciar um espírito empreendedor que lhes permita tornarem-se num futuro próximo em melhores profissionais, trabalhadores com ideias e que, principalmente, ao ouvirem os testemunhos dos oradores, possam também acreditar que as suas ideias, sendo elas bem estruturadas e trabalhadas, não merecem ficar esquecidas e que podem eventualmente tornarem-se realidade!

INSCREVE-TE JÁ em neect.ieeta.pt/robotica

####################################################

PROGRAMA

9:45h     Check in
10:30h    Abertura da cerimónia com discurso de Prof. Doutor Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro
11:00h     Prof. Doutor Kevin Warwick, Universidade de Reading
12:00h    Almoço na cantina
13:00h    Dra. Joana Ferreira, GoBionic
14:00h    Dr. Elias Knubben e Dr. Alexander Hildebrandt, FESTO
15:30h    Coffee break
16:00h    CAMBADA, Universidade de Aveiro
17:00h    Prof. Doutor Pedro Fonseca, Sociedade Portuguesa de Robótica
18:00h    2 Workshops
19:00h    Entrega de lembranças a oradores

PREÇO: 10€ estudante/20€ não estudante

 

Competição ISS

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

satelites

Aberta a competição de robótica na ISS

 Começou uma nova corrida robótica na Europa. Depois de uma brilhante exibição no início do ano, um esquadrão de satélites em miniatura irá ganhar vida na Estação Espacial Internacional (ISS), seguindo os comandos dados por estudantes.

Os Spheres − de Synchronised Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites – são satélites do tamanho de bolas de vólei, autónomos em termos energéticos, propulsão e sistema de navegação.

Para competir pelas melhores manobras, os orientadores devem registar as suas equipas no site da Zero-Robotics, para a competição Europeia de 2012, até setembro. Por favor, crie uma conta primeiro e depois registe-se para o torneio europeu.

Mais informações em:

http://www.esa.int/esaCP/SEMFC18X73H_Portugal_0.html

   

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Candidaturas à organização do Festival Nacional de Robótica 2013

Caros potenciais organizadores do ROBOTICA2013,

Encontra-se disponível em

http://www.spr.ua.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=75

o "manual do organizador" e o "caderno de encargos", documentos que ajudam os potenciais organizadores a terem uma melhor ideia dos meios necessários para a organização de um Festival Nacional de Robótica. Os documentos devem ser lidos atentamente antes de se enviar um documento de candidatura para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar onde se deve evidenciar de que forma se cobre os requisitos listados nos referidos documentos. Cartas de apoio de entidades e um orçamento que demonstre a viabilidade financeira do evento serão fatores tidos em conta na aprovação da candidatura.

O período de candidaturas termina a 31 de Maio de 2012.

 

FCPortugal

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Equipa FC Portugal vence Campeonato Europeu de Futebol Robótico - Simulação 3D
dutchopen1A equipa FC Portugal – projeto conjunto das universidade de Aveiro, Porto e Minho – venceu este domingo o Campeonato Europeu de Futebol Robótico (Dutch Open 2012), na modalidade Simulação 3D, disputado em Eindhoven, na Holanda. A equipa portuguesa marcou 52 golos e sofreu apenas um. Nas meias-finais derrotou os franceses da L3M-SIM por 5-0. Na final venceu a equipa inglesa Boldhearts por 3-1, na marcação de penaltis.
Destaca-se que as equipas Portuguesas venceram já diversos campeonatos Europeus e Mundias (Seniores) do RoboCup entre 2000 e 2002 e entre 2006 e 2008 (ligas de Middle-Size, Small-Size, Simulação 2D, Simulação 3D e Agent Rescue) através das equipas FC Portugal, 5DPO e Cambada. No entanto, desde 2008 que Portugal não alcançava a vitória em nenhuma competição Internacional (Europeu ou Mundial) no RoboCup! O equipa FC Portugal iniciou a sua actividade em 2000 e já ganhou mais de 25 troféus internacionais, inclusive três campeonatos mundiais e seis campeonatos europeus. Coordenado pelos professores Luís Paulo Reis, da UMinho/LIACC, e Nuno Lau, da UAveiro/IEETA, o projeto usa as competições do RoboCup para desenvolver investigação em coordenação de equipas de robôs.
A Liga de Simulação 3D é uma competição de futebol robótico simulado em que o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao. É jogada por duas equipas de 11 robôs simulados que são totalmente autónomos nos jogos. A liga desafia os investigadores a encontrar mecanismos eficientes de controlo das juntas do robô humanoide para realizar tarefas como caminhar, chutar a bola e levantar-se do chão. Desafia também os cientistas a criarem metodologias de coordenação dosrobôs que lhes permitam jogar em equipa, tais como formações, trocas
de posições, táticas ou jogadas estudadas.
A equipa FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do seu modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo, a um diferente número de jogadores e contém um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas. Destaca-se ainda pela qualidade dos seus comportamentos humanoides, desenvolvidos utilizando metodologias
de aprendizagem e otimização como a velocidade do andar para a frente e o alcance e precisão do chuto na bola.
Bons resultados para Portugal às portas do Mundial extensivos às restantes equipas portuguesas. A equipa CAMBADA foi terceira na liga de Robôs médios (MSL) após um torneio extremamente competitivo que contou com algumas das melhores equipas mundiais da competição. Em Simulação de Resgate e Salvamento, a FC Portugal Rescue obteve o segundo lugar e em Simulação 2D, a FC Portugal subiu ao terceiro lugar. 
A CAMBADA@Home foi quarta na liga @Home. Após os bons resultados obtidos no Europeu, as equipas portuguesas preparam-se agora para Campeonato Mundial, a disputar na Cidade do México de 18 a 24 de junho de 2012.
 
   

Pág. 8 de 10