A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

ROBOT'2015 - Second Iberian Robotics Conference

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

ROBOT'2015: Second Iberian Robotics Conference will take place at Lisbon, Portugal (November 19-21, 2015) and follows the First Iberian Robotics Conference held in Madrid in 2013. This previous and successful event, both from the viewpoint of their scientific and technical quality, and for the important number of attending delegates, have motivated us in organizing ROBOT 2015.

Robot 2015 features 21 Special Sessions, a Tech Transfer and Innovation Session and a Main Conference Track.

More information at https://web.fe.up.pt/~robot2015/

 

Chamada para Organização do Festival Nacional de Robótica 2016

O Festival Nacional de Robótica é actualmente o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal, realizando-se anualmente, desde a primeira edição em 2001, em vários pontos do país.

A Direção da SPR convida as entidades interessadas a apresentar a sua candidatura à organização do Festival Nacional de Robótica 2016.

Esta candidatura é realizada através do envio por email, à Direção da SPR ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ), de uma Proposta de Candidatura à Organização do FNR.

Mais informações em Material para Organizadores do FNR.

Datas importantes:
Data limite para apresentação da Candidatura: 30 de junho de 2015
Decisão e informação aos candidatos: 15 de julho de 2015


 

Terminou o Robótica 2015

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A 15ª edição do Festival Nacional de Robótica decorreu de 8 a 12 de Abril na UTAD, Vila Real (http://robotica2015.utad.pt/).

O evento contou com cerca  de 500 participantes, entre os quais uma participação signifcativa de estrangeiros da Holanda, Irão, Espanha, Eslovénia, Angola e Brasil. É de destacar a qualidade das várias competições que decorreram durante o festival e a grande quantidade de público que se deslocou à UTAD para assistir ao festival.

Um resumo dos resultados pode ser consultado através de link.

A Sociedade Portuguesa de Robótica gostaria de agradecer a todos os organizadores pelo seu excelente trabalho na organização deste evento e promoção da robótica em Portugal e no estrangeiro. Em especial a SPR agradece ao Prof. António Valente, promotor e coordenador da organização desta edição do Festival. Agradecimentos finais para a Câmara Municipal de Vila Real, Organizadores das diversas Ligas, Equipas Participantes e aos muitos Patrocinadores que tornaram possível a realização deste evento.

   

ICARSC 2015

O ICARSC 2015 -IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions decorreu entre 8 e 10 de Abril de 2015, na UTAD, em Vila Real. Com um programa de 3 dias, em que 2 dias foram dedicados a sessões técnicas e um dia dedicado ao programa social, esta conferência internacional apresentou um programa de grande qualidade com sessões muito participativas e um programa social que incluiu uma viagem de barco no Douro e um almoço na Quinta do Crasto.

O programa técnico incluiu 35 artigos, 23 com apresentação oral normal e 12 com uma breve apresentação oral e poster, tendo o Best Paper Award sido atribuido ao artigo Contextual Policy Search for Generalizing a Parameterized Biped Walking Controller, de Abbas Abdolmaleki, Nuno Lau, Luis Paulo Reis and Gerhard Neumann.

A SPR agradece aos General Chairs António Valente e Raul Morais, e aos Program Chairs Luis Almeida e Lino Marques o excelente trabalho realizado na organização deste evento.

 

 

 

Prémios Anuais SPR 2015

Durante o (excelente) Programa Social que encerrou o ICARSC 2015 - IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions, no dia 10 de Abril de 2015, foram anunciados os premiados dos Prémios Anuais SPR 2015. Segue-se a lista de prémios, de premiados e a constituição do Júri de cada prémio.

Prémio da Melhor Tese de Doutoramento nacional em Robótica 2015

Vencedor: Bruno Damas, Learning and Sensorimotor Coordination of Anthropomorphic Robotic Systems, IST
Menção Honrosa: David Alexandre Cabecinhas, Nonlinear control of autonomous air vehicles, IST

Júri: Prof. Isabel Ribeiro, Prof. Jorge Dias, Prof. José Tenreiro Machado, Prof. Luis Seabra Lopes, Prof. Paulo Oliveira

Prémio da Melhor Tese de Mestrado nacional em Robótica 2015

Vencedor: César José Cardoso Ferreira, Robotic Locomotion combining Central Pattern Generators and Reflexes, Un. Minho

Júri: Prof. Aníbal Matos, Prof. Bernardo Cunha, Prof. Lino Marques

Prémio Inovação e Transferência de Tecnologia na área da Robótica

Vencedor: Sistema de Localização baseado em Laser de Segurança, INESC TEC / EFACEC

Júri: Prof. Vitor Santos, Eng. Paulo Alvito, Eng. Nuno Mineiro
   

Pág. 6 de 12