A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

Regras para competições de robôs

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Robô Dragster

O objetivo do concurso Robô Dragster é promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de fair play. Adicionalmente pretende-se que seja fácil e barata a criação das pistas de competição, de forma a que seja possível a implementação desta competição mesmo em instituições com menos recursos. A competição é aberta a participantes de instituições de ensino superior, de escolas básicas e secundárias e a participantes que se inscrevam a título individual.

As regras podem ser consultadas neste link.

 

Robot@Factory Lite

A prova Robot@Factory Lite é baseada nas regras do Robot@Factory com algumas simplificações quer ao nível mecânico quer ao nível do hardware.

Enquanto que na prova original o robô tem de pegar na caixa de uma forma de empilhador, nesta versão o robô fá-lo apenas com um eletroíman que atrai a caixa arrastando-a para onde for necessário. As dimensões foram também ajustadas de modo a que esta competição possa utilizar robôs mais pequenos cujo controlo possa ser feito com um sistema embebido ou com um simples microcontrolador.
O piso é composto por uma impressão em duas folhas A0, onde as linhas pretas em fundo branco servem para localização do robô. O layout é simplificado para facilitar as manobras de transporte e recolha, não havendo desníveis quer nas máquinas, quer nos armazéns. O local do armazém de início e chegada permanece o mesmo.
Na primeira manga, de igual modo à prova original, é necessário deslocar as caixas entre o armazém de partida e o armazém de chegada. Na segunda manga algumas caixas deverão passar pelas máquinas de processamento e na terceira manga algumas caixas terão de passar por duas máquinas de processamento. O objetivo será transportar o maior número de caixas possível no menor tempo.
Link para o Robot@Factory Lite: https://github.com/P33a/RobotAtFactoryLite
Nesta prova haverá ainda uma versão Rookie que é destinada aos juniores na qual as três mangas são simplificadas.
Enquanto nenhuma equipa conseguir efetuar por completo uma manga, a próxima manga mantém o nível de dificuldade.

Robot@Factory 4.0

A prova Robot@Factory 4.0 é baseada nas regras do Robot@Factory com algumas alterações, nomeadamente ao nível da tecnologia de localização do robô e de transportar as caixas.

Enquanto que na prova que lhe dá origem, o robô tinha de pegar na caixa de uma forma de empilhador, nesta versão o robô fá-lo recorrendo a um eletroíman que atrai a caixa, transportando-a para onde for necessário. Para além disso, na prova original, o robô podia-se localizar pelas linhas no chão, sendo que na atual versão 4.0 tem de se localizar com base em marcadores colocados no chão (ArUco markers), ou refletores colocados nos cantos da pista.

O piso é composto por uma impressão em duas folhas A0, o layout é plano, não havendo desníveis em toda a prova.

Na primeira manga, é necessário deslocar as caixas entre o armazém de partida e o armazém de chegada. Na segunda manga algumas caixas deverão passar pelas máquinas de processamento e na terceira manga algumas caixas terão de passar por duas máquinas de processamento. O objetivo será transportar o maior número de caixas possível no menor tempo.

Nesta edição, as diferentes caixas podem ser reconhecidas pelo robô através da informação enviada por Wi-Fi. Para mais informação consultar o documento de adaptação da prova aqui:

Link para o Robot@Factory 4.0: https://github.com/P33a/RobotAtFactory

Freebots

O FreeBots é uma competição que pretende desafiar a comunidade de investigação e desenvolvimento, a nível mundial, a apresentar os seus resultados de investigação, sob a forma de uma apresentação técnica e de uma demonstração pública. O âmbito das demonstrações abrange robôs físicos (um ou mais), móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos.

Cada demonstração será avaliada por um júri, composto por personalidades com uma forte ligação à robótica, relativamente à sua: qualidade técnico-científica, potencial de aplicação, a capacidade de apresentar a solução ao público, e a qualidade e o sucesso da demonstração. A equipa com a classificação mais elevada será declarada vencedora da competição.

As regras de participação foram adaptadas das publicadas oficialmente em http://rm.isr.ist.utl.pt/documents/62   e de acordo com o descrito abaixo para FNR'2022.

Regras

Durante a competição, cada equipa tem que:

(1) Efetuar uma apresentação técnica (20 min) do seu projeto, incluindo um vídeo de demonstração e responder a perguntas técnicas do júri;

(2) Efetuar uma apresentação não-técnica curta em conjunto com uma demonstração pública (30 min), respondendo simultaneamente a desafios lançados pelo júri/público.

Avaliação

A avaliação efetuada pelo júri nas duas etapas deve seguir os seguintes critérios:

A. Qualidade técnico-científica da proposta, avaliada com base na apresentação técnica para o júri. Ponderação = 30%

B. Potencial de aplicação, avaliado com base no desempenho global da equipa. Ponderação = 20%

C. Capacidade de apresentar a solução ao público, avaliada com base na forma da apresentação não-técnica realizada pela equipa. Ponderação = 20%

D. Qualidade e sucesso da demonstração, avaliada com base na demonstração pública. Ponderação = 30%


Robôs Manipuladores

O objetivo da competição Manipuladores Robóticos Industriais é promover a robótica e a educação na área da robótica de manipulação, num quadro de competição baseada em princípios de fair play. Adicionalmente pretende-se que seja uma competição numa área onde as competições são escassas, e que seja possível de ser implementada recorrendo quer a simuladores, de forma a que seja possível a implementação desta competição mesmo em instituições com menos recursos, quer com equipamentos reais. A competição é aberta a participantes de instituições de ensino superior, de escolas secundárias e profissionais e a participantes que se inscrevam a título individual. Esta competição conta com o apoio de diversas empresas que comercializam robôs manipuladores e dispõem de software de simulação para os seus robôs. À data, as empresas que manifestaram disponibilidade para colaborar com a SPR na realização desta prova são as seguintes (listadas por ordem alfabética):

- FANUC Iberia (robôs FANUC)

- KUKA Ibéria S.A. (robôs KUKA)

- Roboplan (robôs Yaskawa Motoman).

- Universal Robots Spain S.L (robôs Universal Robots)

Versão provisória das regras da competição Manipuladores Robóticos:

http://www.sprobotica.pt/images/stories/regrascmanindv1.pdf

(a versão final será disponibilizada brevemente)


 

Abertura do Concurso para Criação de Logótipo e Imagem da SPR

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Na altura em que se celebram os 20 anos do FNR, a SPR promove o concurso para apresentação de propostas de criação de um novo logótipo, que ofereça uma nova imagem representativa da SPR e que possibilite identificar a SPR de um modo fácil, integrador, inequívoco e atual. Este logótipo destina-se a ser utilizado em toda a difusão de informação sobre esta associação, nomeadamente através da sua página web, documentos institucionais, suportes informáticos, materiais de divulgação e outros materiais diversos. O “Regulamento do Concurso para Criação de Logótipo e Imagem da SPR” pode ser descarregado aqui .

Agradecemos a divulgação desta informação a todos os que possam estar potencialmente interessados. Os trabalhos deverão ser entregues até 30 de setembro de 2020.

 

Prémios SPR relativos a trabalhos concluídos em 2019

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Já são conhecidos os vencedores dos prémios SPR relativos a trabalhos concluídos em 2019.

O Prémio da Melhor Tese de Doutoramento nacional em Robótica foi atribuído ao trabalho:

Título: “Globally Convergent Simultaneous Localization and Mapping: Design Techniques, Analysis, and Implementation”

Autor: Pedro António Duarte Marques Lourenço (Universidade de Lisboa - IST)

Orientadores: Prof. Paulo Jorge Coelho Ramalho Oliveira, Prof. Pedro Tiago Martins Batista e Prof. Carlos Jorge Ferreira Silvestre

Este ano houve 2 candidaturas e a seleção do vencedor foi realizada por um Júri constituído pelos Prof. Alexandru Stancu (Lecturer at the Department of Electrical and Electronic Engineering, University of Manchester), Prof. Enric Cervera (Associate Professor at the Department of Computer Science and Engineering, Universitat Jaume I) e Prof. Giovanni Muscato (Full Professor at the Dipartimento di Ingegneria Elettrica Elettronica e Informatica, University of Catania).

O Prémio da Melhor Dissertação de Mestrado nacional em Robótica, por decisão unânime do júri, foi atribuído ao trabalho:

Título: “Distributed Formation Control of Double-Integrator Vehicles in the Presence of Unknown Constant Disturbances”

Autor: Pedro Miguel Dias Trindade (IST)

Orientadores: Prof. Rita Maria Mendes de Almeida Correia da Cunha, Prof. Pedro Tiago Martins Batista.

Adicionalmente, foi ainda decidido atribuir uma menção honrosa ao trabalho:

Título: “Odometria visual monocular em robôs para a agricultura com camara(s) com lentes "olho de peixe"”

Autor: André Silva Pinto de Aguiar (FEUP)

Orientadores: Prof. Armando Jorge Sousa, Doutor Filipe Neves dos Santos.

Este ano houve 6 candidaturas e a seleção do vencedor foi realizada por um Júri constituído pela Prof. Ana Cristina Lopes (Instituto Politécnico de Tomar), Prof. Cristiano Premebida Universidade de Coimbra), Prof. Lino Marques (Universidade de Coimbra), Prof. Luís Conde Bento (Instituto Politécnico de Leiria) e Prof. Pedro Santana (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).

Por último, o Prémio SPR Inovação e Transferência de Tecnologia na área da Robótica foi atribuído ao Projeto:

Nome: HORSE FLEXCoating

Empresa: Flupol Surface Engineering S.A.

Instituição I&D: INESC TEC

Este ano houve 2 candidaturas e a seleção do vencedor foi realizada por um Júri constituído pelos Prof. Paulo Gonçalves (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Eng. Nuno Saraiva (SEW-EURODRIVE PORTUGAL, Lda.) e Eng. Rodrigo Maia (Altran Technologies, SA).

A SPR saúda todos os candidatos pelos trabalhos submetidos, apresentando uma felicitação especial aos vencedores dos vários prémios, e agradece publicamente o trabalho de todos os elementos dos vários júris.

   

ICARSC’2020 – Industrial Robot journal Best Paper Award

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Numa parceria entre a SPR e a revista científica internacional Industrial Robot – The international journal of robotics research and application, o Editorial Board desta revista atribuiu prémios aos melhores artigos submetidos e apresentados na conferência ICARSC’2020 e que se enquadram na área de publicação desta revista.

Fica aqui a lista de premiados e a justificação do Dr. Clive Loughlin, Editor da revista, para a atribuição de cada um dos prémios:

“I was very pleased and impressed to see such a high standard of contributions for the conference. This made selection of a winner and highly commended awards a challenging pleasure.

This year I have selected three papers to receive our Highly Commended Award and two that jointly receive our Winning Paper Award. We welcome contributions from all authors at all times, but these authors are particularly encouraged to submit updated and/or extended versions of their papers for consideration by the journal.

In numerical order the Highly Commended awards go to:

Assist-as-needed Impedance Control Strategy for a Wearable Ankle Orthosis

Autores: João M. Lopes, Cristiana Pinheiro, Joana Figueiredo, Luís P. Reis and Cristina P. Santos

This paper uses adaptive impedance control to vary the human-robot interaction stiffness and assistance for ankle and gait rehabilitation. I particularly like the practicality of the approach and its considered use of assistance and resistance.

The second Highly Commended Award goes to:

Towards a Cooperative Robotic Platooning Testbed

Autores: Enio Vasconcelos Filho, Nuno Guedes, Bruno Vieira, Miguel Mestre, Ricardo Severino, Bruno Gonçalves, Anis Koubaa and Eduardo Tovar

Although the use of simulation is very powerful for allowing the testing of basic ideas it is only when those idea can be tested in the real-world that they actually become useful. The mobile robot testbed designed and validated in this paper provides a very useful and affordable half-way step for projects wanting to transition from simulation to a real application.

The third and final Highly Commended Award goes to:

2D Visual Servoing meets Rapidly-exploring Random Trees for collision avoidance

Autores: Miguel Nascimento, Pedro Vicente, and Alexandre Bernardino

It is essential that robots can accommodate the variations and uncertainties of the real-world. This work uses image-based 3D visual servoing to correct and refine open-loop trajectories to empower the robot to grasp objects successfully.

This year we have two Winning papers and these are (in numerical order):

The first winning award goes to:

Enhanced Performance Real-Time Industrial Robot Programming by Demonstration using Stereoscopic Vision and an IMU sensor

Autores: Vítor H. Pinto, António Amorim, Luís Rocha and António P. Moreira

Many industrial tasks such as spray painting and polishing, rely of the skill of a human operator to achieve the required quality and finish. These skills can take years to acquire. If a robot is to replicate the performance it needs to be taught by the skilled operator who is unlikely to have advanced robot programming knowledge. The programming-by-demonstration techniques demonstrated in this paper provide a highly practical solution to this problem using 6D Mimic sensor with an IMU sensor.

The second winning award goes to:

GEOMOVE: Detached AGVs for Cooperative Transportation of Large and Heavy Loads in the Aeronautic Industry

Autores: Carlos Rizzo, Angel Lagraña and Daniel Serrano

As automation equipment gets larger it also becomes more specialized. If instead it is possible to have multiple smaller pieces of equipment working together collaboratively, to perform the same task, then they can be more versatile and capable of being employed in a wider variety of applications. This paper links industrial AGVs to perform collaborative tasks in a closely coordinated manner so they can undertake tasks beyond the capabilities of a single AGV working on its own.

These two papers present highly practical work that addresses real industrial needs and for this reason they both receive our Best Paper Award.”

De referir que a escolha dos trabalhos vencedores ficou a cargo do Editorial Board da revista Industrial Robot.

A SPR felicita os autores dos vários trabalhos premiados pela excelência do trabalho desenvolvido.

 

ICARSC’2020 – Best Paper Award

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

 

O Best Paper Award da Conferência ICARSC’2020 - 20th IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions foi atribuído ao trabalho “Assist-as-needed Impedance Control Strategy for a Wearable Ankle Robotic Orthosis”, cujos autores são João M. Lopes, Cristiana Pinheiro, Joana Figueiredo, Luís P. Reis e Cristina P. Santos.

 

A escolha do trabalho vencedor do Best Paper Award ficou a cargo do Steering Committee da ICARCS’2020, a quem a SPR agradece todo o trabalho desenvolvido na análise dos vários trabalhos candidatos ao prémio tendo em vista a seleção do vencedor.
A SPR felicita ainda os autores pela excelência do trabalho desenvolvido.
   

Pág. 3 de 17