A equipa universitária portuguesa Seed ganhou a competição da Mars One e o direito a enviar para Marte os primeiros seres vivos, neste caso sementes de plantas. A Sociedade Portuguesa de Robótica apoia a iniciativa. Mais detalhes em:
https://community.mars-one.com/projects/seed1 e http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-01-05-Universitarios-portugueses-vencem-concurso-internacional-para-levar-vida-a-Marte
O INESC TEC (Instituto de Investigação e Desenvolvimento sócio da SPR), e a DELTAMATIC (empresa protuguesa da àrea da Automação e Robótica)) integram o projeto europeu CLARLOS que visa a utilização de robótica móvel na fabricação de grandes navios.
Mais informações em:
http://deltamatic.pt/Projectos/tabid/864/language/pt-PT/Default.aspx
Actualizado em (Domingo, 25 Maio 2014 23:31) Escrito por Administrator Domingo, 25 Maio 2014 23:24
A SPR vai estar presente no Seminário "Automação e Robótica: conhecimento e tecnologia", a realizar no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, no próximo dia 26 de maio, das 14h30 às 16h30. Este simnário integra-se num ciclo de seis seminários organizados pelo IEFP, através do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF), que decorrem em paralelo com a realização do Campeonato das Profissões.
A intervenção da SPR tem o tema "Ensino e Investigação aplicados à Indústria".
O Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto situa-se na Rua Peso da Régua, no Porto (N 41° 9.5919', W 8° 34.2576')
Mais informação sobre o ciclo de seminários aqui.
Actualizado em (Domingo, 18 Maio 2014 23:36) Escrito por Administrator Domingo, 18 Maio 2014 23:25
A 14ª edição do Festival Nacional de Robótica decorreu de 14 a 18 de Maio na Nave Desportiva de Espinho (www.robotica2014.espe.pt/ e www.facebook.com/robotica2014) com uma excelente organização a cargo da Escola Profissional de Espinho (ESPE) e Externato Oliveira Martins (EOM) com apoio do I.P.Porto, U.Aveiro, U.Porto, U.Minho e U.Lisboa.
O evento contou com mais de 500 participantes e foi a edição mais internacional de sempre do festival com mais de 50 competidores estrangeiros, da Alemanha, Holanda, Irão, França, Espanha, Lituânia, Áustria, Brasil e Turquia. Contou ainda com novas provas (num total de 8 competições principais com diversas sub-competições) e novas iniciativas como por exemplo o ciclo de palestras.
A Sociedade Portuguesa de Robótica gostaria de agradecer a todos os organizadores pelo seu excelente trabalho na organização deste evento e promoção da robótica em Portugal e no estrangeiro. Ênfase para o Eng. Carlos Amorim, organizador principal do evento, pela sua iniciativa, organização geral do evento, excelente coordenação e gestão das competições e capacidade de angariação de patrocínios. Um agradecimento especial para o Prof. Manuel Fernando Silva (IPP) pela sua contribuição na organização das competições, promoção internacional do evento e ideia e gestão do ciclo de palestras. Agradecimentos finais para o Dr. Valdemar Martins, Câmara Municipal de Espinho, Staff e Alunos da ESPE/EOM, Organizadores das diversas Ligas, Equipas Participantes e aos muitos Patrocinadores que tornaram possível a realização deste evento com excelente qualidade.
Pág. 10 de 13