A revista Robótica é parceira da SPR

Home

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Dia 13 de Outubro de 2012, a Universidade de Aveiro irá promover as áreas da robótica e da cibernética através de um dia repleto de palestras e demonstrações de robots.

O Colóquio de Robótica e Cibernética é uma das actividades promovidas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática (NEECT-AAUAv) que visa dar a conhecer à comunidade o que actualmente se investiga e desenvolve de mais inovador nestas áreas tanto nas universidades como no mercado empresarial a nível nacional e internacional.

Os oradores presentes neste colóquio são precisamente exemplos de profissionais que inovam diariamente nos seus trabalhos, dando assim vida aos seus sonhos e ideias.

De forma mais concreta, o colóquio irá reunir neste dia os seguintes profissionais:

- Prof. Doutor Kevin Warwick: Professor de Cibernética na Universidade de Reading (Reino Unido) e que em 1998 se tornou no 1º Ciborgue do Mundo!
- Dra. Joana Ferreira da empresa GoBionic, responsável pela criação e manutenção de membros bioeléctricas e biónicas.
- Dr. Elias Knubben e Dr. Alexander Hildebrandt da empresa alemã FESTO, cujos robots desenvolvidos têm uma precisão e agilidade impressionantes, sendo o mais reconhecido o SmartBird.
- Prof. Doutor Pedro Fonseca da Universidade de Aveiro, para além de professor universitário, destaca-se pela criação de várias empresas e por ser membro da CAMBADA e Sociedade Portuguesa de Robótica.
- CAMBADA, grupo da Universidade de Aveiro campeão mundial de futebol robótico.

Para além dos nomes reconhecidos internacionalmente, o NEECT associa a este evento a solidariedade, solicitando aos seus participantes a recolha de tampinhas de plástico para reverter a favor de um menino chamado Rodrigo Hipólito que necessita de uma mão bioeléctrica (sendo paciente da Dra. Joana Ferreira, uma das oradores do colóquio).


Estão assim reunidos todos os motivos pelo qual ninguém poderá ficar indiferente a este evento inovador em Portugal, uma vez que reune nomes de excelência, se encontra acessível a toda a comunidade e pretende motivar os estudantes portugueses para estas áreas científicas, para que possam no dia do colóquio vivenciar um espírito empreendedor que lhes permita tornarem-se num futuro próximo em melhores profissionais, trabalhadores com ideias e que, principalmente, ao ouvirem os testemunhos dos oradores, possam também acreditar que as suas ideias, sendo elas bem estruturadas e trabalhadas, não merecem ficar esquecidas e que podem eventualmente tornarem-se realidade!

INSCREVE-TE JÁ em neect.ieeta.pt/robotica

####################################################

PROGRAMA

9:45h     Check in
10:30h    Abertura da cerimónia com discurso de Prof. Doutor Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro
11:00h     Prof. Doutor Kevin Warwick, Universidade de Reading
12:00h    Almoço na cantina
13:00h    Dra. Joana Ferreira, GoBionic
14:00h    Dr. Elias Knubben e Dr. Alexander Hildebrandt, FESTO
15:30h    Coffee break
16:00h    CAMBADA, Universidade de Aveiro
17:00h    Prof. Doutor Pedro Fonseca, Sociedade Portuguesa de Robótica
18:00h    2 Workshops
19:00h    Entrega de lembranças a oradores

PREÇO: 10€ estudante/20€ não estudante